Impress

INTRODUÇÃO

O LibreOffice Impress é um programa semelhante ao PowerPoint, compatível com o formato de arquivo (*.ppt). Possibilita a criação de apresentações gráficas, além de cartazes, folhetos predefinidos e atrativos estilos de fundo. O Impress oferece todas as ferramentas mais comuns para apresentações multimídia, tais como efeitos especiais, animação e ferramentas de desenho.

impress-1impress-2A partir de um modelo em branco ou de um pré-formatado, e, ainda, abrir uma já existente é possível criar uma apresentação. Selecione a opção desejada e clique em Próximo, o processo de criação da apresentação continuará e, ao seu término, a tela principal do LibreOffice Impress será apresentada ou clique em Criar para abrir a janela principal do Impress:

impress-3Barra de Menus: Apresenta os menus suspensos onde estão as listas de todos os comandos e funções disponíveis do programa.

Modos de Exibição: Área para trabalho de apresentação. Local para digitação de texto e inserção de imagens e sons.

Barra de Título: Apresenta o nome do arquivo e o nome do programa que está sendo usado nesse momento. Usando-se os 3 botões no canto superior direito pode-se minimizar, maximizar/restaurar ou fechar a janela do programa.

Barra de Ferramentas: Possibilita salvar arquivo, abrir arquivo, imprimir, copiar, recortar e colar… Apresenta os atalhos que dão forma e cor aos textos e objetos.

Barra de Ferramentas de Desenho: Linha, Seta, Retângulo, Elipse, Curva: Constroem as respectivas figuras.

Painel de Tarefas: Possibilita a inserção de um novo slide, animações personalizadas, Modelos de tabela e Layouts da página.

impress-4impress-5Modos de Visualização

São as formas de visualização oferecidas durante a criação de uma apresentação. Os modos disponíveis podem ser acessados no Menu Exibir ou em uma barra horizontal localizada acima da exibição principal do slide. O modo Normal permite trabalhar com um slide de cada vez ou organizar a estrutura de todos os slides da apresentação. Do lado esquerdo da tela, temos a sequência dos slides e do lado direito é exibida a Painel de Tarefas.

impress-6O Painel de Slides contém imagens em miniaturas dos slides de sua apresentação. Quando um slide está na Área de Trabalho, pode-se aplicar nele as alterações desejadas. Várias operações adicionais podem ser aplicadas em um ou mais slides simultaneamente no

Painel de slides:

  • Adicionar novos slides para a apresentação.
  • Marcar um slide como oculto para que ele não seja mostrado como parte da apresentação.
  • Excluir um slide da apresentação, se ele não é mais necessário.
  • Renomear um slide.
  • Duplicar um slide (copiar e colar) ou movê-lo para uma posição diferente na apresentação (cortar e colar).

Dica: Lembre-se de salvar com frequência quando estiver trabalhando na apresentação, para evitar qualquer perda de informação se ocorrer algo inesperado.

O Painel de Tarefas tem cinco seções. Para expandir a seção que se deseja, clique no Triângulo  apontando para a esquerda da legenda. Somente uma seção por vez pode ser expandida.

Páginas mestre: Aqui é definido o estilo de página para sua apresentação.

Layouts: São pré-preparados são mostrados aqui.

Modelos de tabela: Pode-se ainda modificar a aparência de uma tabela com as seleções para mostrar ou ocultar linhas e colunas específicas, ou aplicar uma aparência única às linhas ou colunas.

Animação personalizada: Uma variedade de animações/efeitos para elementos selecionados de um slide são listadas.

Transição de slide: Muitas transições estão disponíveis, pode-se selecionar a velocidade de transição (lenta, média, rápida), escolher entre uma transição automática ou manual, e escolher por quanto tempo o slide selecionado será mostrado.

Área de trabalho a Área de Trabalho tem cinco guias: Normal, Estrutura de tópicos, Notas, Folheto e Classificador de slide. Estas cinco guias são chamadas botões de Visualização. A Área de Trabalho abaixo dos botões muda dependendo da visualização escolhida.

impress-6Pode-se escolher o tipo de conteúdo clicando no ícone correspondente que é exibido no meio da caixa de conteúdo. Para texto, basta clicar no local indicado na caixa para se obter o cursor.

impress-7Adicionando texto a um slide

Se o slide contém texto, clique em Clique aqui para adicionar um texto no quadro de texto e então digite o texto. O estilo Estrutura de esboço 1:10 é automaticamente aplicado ao texto conforme o que insere. Pode-se alterar o nível da Estrutura de cada parágrafo assim como sua posição dentro do texto usando os botões de seta na barra de ferramenta Formatação de texto.

Adicionando imagens, tabelas, gráficos e filmes

Além de texto uma caixa pode conter também imagens, tabelas, gráficos ou filme. Esta seção fornece uma visão rápida de como trabalhar estes objetos.

Para adicionar uma imagem a uma caixa de conteúdo:

  • Clique no ícone Inserir imagem.
  • Use o navegador de arquivos para selecionar o arquivo de imagem que se quer incluir. Para ver uma pré-visualização da imagem, selecione Visualizar na parte inferior da caixa de diálogo Inserir imagem.
  • Clique Abrir. A imagem será redimensionada para preencher a área da caixa de conteúdo. Siga as instruções da nota abaixo e cuidado quando redimensioná-la a mão.

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Modificando a aparência de todos os slides

Para alterar o fundo e outras características de todos os slides em uma apresentação, é melhor modificar o slide mestre. Se tudo que se necessita fazer é alterar o fundo, pode-se tomar um atalho:

  1. Selecione Formatar → Página e vá para a aba Plano de fundo.
  2. Selecione o plano de fundo desejado entre cor sólida, gradiente, hachura e bitmap.
  3. Clique OK para aplicá-lo. Uma caixa de diálogo se abrirá perguntando se o fundo deve ser aplicado para todos os slides. Se clicar em sim, o Impress irá modificar automaticamente o slide mestre.

Executando a apresentação de slides

Para executar a apresentação de slides, execute um dos seguintes comandos:

  • Clique Apresentação de slides → Apresentação de slides.
  • Clique no botão Apresentação de slides na barra de ferramenta Apresentação.
  • Pressione F5 ou F9 no teclado.

impress-9Se a transição de slides é Automaticamente após x segundos. Deixe a apresentação de slides executar por si só.

Se a transição de slides é ao clique do mouse, escolha uma das seguintes opções para se mover de um slide para o outro:

  • Use as teclas setas do teclado para ir para o próximo slide ou voltar ao anterior.
  • Clique com o mouse para mover para o próximo slide.
  • Pressione a barra de espaço para avançar para o próximo slide.

Use o botão direito do mouse em qualquer lugar na tela para abrir um menu a partir do qual se pode navegar os slides e definir outras opções. Para sair da apresentação de slide a qualquer momento, inclusive no final, pressione a tecla Esc.

Apresentações:

pdfEm breve, apresentações das Aulas e atividades desenvolvidas

Apostila Base: BrOffice.org Impress

Durante os estudos, foi possível realizar uma coleta de materiais já disponíveis na Web e posteriormente a elaboração deste tutorial, que pôde ser aplicado nas turmas das escolas parceiras ao subprojeto Pibid-Computação. Nesta elaboração, as acadêmicas Edineia Guimarães Nunes, Ellen Regina Moraes Bispo e Mayra Rodrigues Carvalho foram de fundamental importância, pois fizeram a maior parte das pesquisas e coletas de materiais, além de cumprirem sua aplicação em sala de aula e em maior parte no Laboratório de Informática.

Referências:

LibreOffice – The Document Foundation. Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3. Ano 2010. Disponível em: <https://wiki.documentfoundation.org/images/3/3e/0100GS3-GuiadoIniciante-ptbr.pdf>. Acessado em 20 de janeiro de 2013.

LibreOffice.org. Disponível em: <http://pt-br.libreoffice.org/>. Acesso em 19 de novembro de 2012.

Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Computação, PET Sistemas de Informação. Disponível em: <ftp://ftp.feis.unesp.br/softwarelivre/libreoffice/Impress/Apostila/Apostila%20Impress.pdf>. Acesso em 10 de janeiro de 2013.

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